À descoberta da Indonésia

17 dias de viagem. Alojamento em hotéis e casas locais. Acompanhamento de tour leader da Papa-Léguas Nuno Cruz.

Testemunho
Dora M
 - 25/09/2018 17:11:39 

País fantástico. Grupo espetacular. Tour Leader atencioso. Foi uma primeira experiência inesquecível.

Descrição
DESTINO
Indonésia.

TIPO

Cultural, Descoberta, Tour Leader, .


DURAÇÃO
17 dias

DIFICULDADE
Nivel 1

CONFORTO
Nivel 3

Durante anos a fio a Indonésia foi vista por nós, portugueses, como uma terra non grata. O tempo fez desvanecer esse véu cinzento e hoje, as cores, formas e cheiros de um país fantástico mostram-se em todo o seu esplendor.
Convidamo-lo a embarcar numa fantástica viagem de descoberta cultural a algumas das ilhas do arquipélago indonésio.
Templos, campos de arroz, vulcões e um mar azul a perder de vista são os ingredientes imperdíveis desta viagem, que será acompanhada por um tour leader da Papa-Léguas durante todo o seu percurso.

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar)
  Dia   Itinerário  Alojamento   Refeições 
1 Voo cidade de origem - Jakarta - -
2 Chegada a Jakarta Hotel -
3 Jakarta. Voo Jakarta - Yogyakarta Hotel P
4 Yogyakarta Hotel P
5 Yogyakarta Hotel P
6 Yogyakarta - Surabaya - Bromo Hotel P
7 Bromo sunrise tour - Ijen Hotel -
8 Ijen Hotel P
9 Ijen Tour - viagem para Bali Hotel -
10 Ubud, Bali Hotel P
11 Ubud, Bali Hotel P
12 Ubud, Bali Hotel P
13 Ubud - Arquipélago das Nusas (Lembongan e Penida) Hotel P
14 Nusa Penida Hotel P
15 Regresso a bali Hotel P
16 Voo Bali - cidade de origem - P
17 Chegada à cidade de origem - -
 Dia-a-Dia
1: Voo cidade de origem - Jakarta

O dia de hoje será passado entre voos e aeroportos. O voo que nos levará a Jakarta fará uma escala numa cidade europeia ou do médio oriente. A noite será passada a bordo.

2: Chegada a Jakarta

Depois de aterrar encontrará o tour leader da Papa-Léguas à sua espera no aeroporto. Transporte para o hotel.
Em função da hora de chegada do voo do grupo será agendado um pequeno passeio pela cidade ou, em caso de chegada tardia, o guia encaminhar-vos-á para um restaurante local e aí vos dará as boas vindas e fará uma breve introdução à fantástica aventura que vos espera.  

3: Jakarta. Voo Jakarta - Yogyakarta

Jakarta é a capital e o centro económico do país e de Java. Faremos um city tour, com destaque para uma volta por Kota Tua o antigo bairro colonial Holandês onde podemos fazer uma rápida visita ao café batavia e experimentar o tradicional café luwak. Visitaremos depois a principal praça da capital, Merdeka Square onde se encontra o monumento nacional do país – Monas, construído para comemorar a luta pela independência da Indonésia. Para o fim do dia, nada como uma refeição local acompanhada por um Martabak à sobremesa e assim terminar em grande este primeiro dia de exploração antes de voar para Yogyakarta.

4: Yogyakarta

Hoje é dia de conhecer e explorar esta antiga capital da Indonésia, Yogyakarta fica no centro da ilha de Java e desenvolveu-se numa altura em que a zona  interior da ilha era o coração e alma de Java. De manhã começamos o dia no palácio do Keraton, construído no século 18 para os sultões de Yogya e um dos melhores exemplos da arquitetura Javanesa, seguido de um passeio a pé pelas ruas tradicionais até ao complexo Tamansari, o castelo de água projectado por um português.
Com o entardecer acompanhamos o pôr do sol sobre as colinas à frente do templo de Borobudur, o maior templo Budista do Mundo e considerado pela UNESCO como património da humanidade. Depois de um jantar local, e antes de regressaremos ao hotel ocuparemos o nosso tempo de forma … inesperada.

5: Yogyakarta

A manhã de hoje será passada a explorar de forma livre e independente os mercados de Yogyakarta, conhecidos pelos seus "batiks" a preços apelativos.
À tarde  visitaremos o templo de Prambanan - um dos maiores templos Hindus do Sudoeste Asiático e considerado pela UNESCO como património da humanidade - que nos ocupara uma parte da tarde. À noite, e de forma opcional, assistiremos ao teatro do Ramayana numa performance inesquecivel, onde os personagens do imaginário Hindú nos criarão memórias que durarão toda a vida.

6: Yogyakarta - Surabaya - Bromo

Dia em viagem. Primeiro de comboio até Surabaya, onde apanharemos um autocarro ou transporte privado para as redondezas do monte Bromo. Ao longo do caminho atravessaremos a verdejante e tropical paisagem do Este de Java sempre a subir até ao Monte Bromo, parte do maior sistema vulcânico da região. O Bromo é apenas um dos muitos picos de vulcões no horizonte, mas distingue-se dos restantes pois já não possui o seu topo e está constantemente a deitar fumo branco. Será de facto um cenário inesquecível.

7: Bromo sunrise tour - Ijen

Bem cedo, pelas 4h iremos de jeep para o Miradouro do monte Pananjakan de onde iremos observar um nascer do sol que ficará para sempre nas nossas memórias, com uma série de vulcões no horizonte, incluindo o Bromo e o também ativo Semeru. Depois iremos atravessar o "mar de areia" (cinza), a partir de onde poderão optar por caminhar a pé ou de cavalo e subir até ao pico do Bromo, para observar a sua caldeira. Pelas 8h estaremos de regresso ao hotel para uma viagem de aproximadamente 6h até ao nosso próximo destino, Ijen. Ao chegarmos aproveitaremos para descansar e retemperar as forças.

8: Ijen

Hoje o dia será usado para recuperar forças e relaxar por entre a floresta luxuriante, arrozais, cascata e piscinas naturais que circundam a zona do Monte Ijen.
O dia terminará cedo, porque na manhã seguinte iniciaremos a nossa subida  à cratera do vulcão pela meia noite.

9: Ijen Tour - viagem para Bali

Acordaremos cedo, pelas 00:30h, e vamos de jeep até ao sopé do monte Ijen, passando por plantações, arrozais e florestas tropicais. Iremos caminhar, subindo pelas encostas do vulcão Ijen até ao seu pico, onde desfrutaremos um cenário natural deslumbrante. Descansaremos na ponta da cratera, a uma altitude de 2.883 metros, onde iremos desfrutar da melhor vista do lago de sulfato, de onde reflete a visão espetacular nas paredes circundantes dando-nos uma visão inesquecível. Iremos também observar os carregadores de minérios de enxofre descer e subir à cratera por caminhos extremamente perigosos. De seguida iniciaremos a nossa viagem para a ilha de Bali onde chegamos após um ferry e uma viagem de bus onde quem quiser poderá conversar e conhecer melhor os indonésios que connosco se cruzarem, enveredando numa verdadeira exploração de vidas e experiências.

10: Ubud, Bali

Manhã livre para descansar dos últimos dias agitados. Aproveite a manhã para relaxar na piscina do hotel ou simplesmente sentir a nostalgia e hinduismo desta incrível cidade.
Da parte da tarde propomos começar com um passeio por Ubud descobrindo as vibrantes ruas, jardins e templos escondidos. É muito fácil perdermo-nos por Ubud. A descoberta continua com a visita ao icónico arrozal onde foi rodado o filme "Comer, orar, amar" e ao templo de Tirta Empul onde os balineses levam muito a preceito as suas orações e purificação.

11: Ubud, Bali

Hoje faremos uma tour inesquecível por arrozais, aldeias, templos e florestas tropicais. No coração da verdadeira e natural Bali, visitaremos templos fantásticos e uns magníficos arrozais cultivados em terraços, imagem típica de Bali. A seguir começaremos a subir para uma zona cercada por lagos formados por antigas crateras de vulcões e passaremos parte da tarde a explorar estes locais, nomeadamente um dos complexos de templos mais bonitos de Bali, o Pura Ulun Danu Bratan que fica dentro do lago Bratan, e precisamente dedicado aos Deuses dos Lagos. De seguida iremos caminhar e explorar as cataratas de Gitgit com tempo de paragem para dizer olá aos muitos macacos que nos vierem visitar.

12: Ubud, Bali

De manhã aproveite para explorar o mercado local de Ubud com todo o tipo de artefactos tradicionais balineses e depois relaxe com uma massagem tradicional Balinesa ou aprenda os segredos da culinária de Bali. À tarde iremos perder-nos pelo intincado das ruelas de Ubud cujo ponto alto é o Palácio de Ubud.

13: Ubud - Arquipélago das Nusas (Lembongan e Penida)

De manhã, transporte até ao porto onde apanharemos um barco para o arquipélago das ilhas Nusa (Lembongan e Penida).
Este arquipélago é o local ideal para relaxar, aproveitar o sol, a areia branca e o fantástico mar azul e cristalino.
Aportaremos numa das ilhas onde ficaremos alojados e de onde exploraremos as maravilhas naturais das ilhas.
As Nusas têm tudo a oferecer desde quedas de  água, passando por praias de cortar a respiração e actividades como mergulho e snorkeling.
A tarde de hoje é para um primeiro contacto com o mar e deixá-lo agir em nós para as férias ficarem quase completas e preenchidas com todas as  experiências a que temos direito. Afinal vir à Indonésia e não fazer praia é como ir a “Roma e não ver o Papa”.

14: Nusa Penida

Nusa Penida é sinónimo de praia, snorkeling ou mergulho e vistas deslumbrantes. Assim, hoje, e para quem quiser, é o dia para descobrir as maravilhas que a ilha tem para mostrar.
Opcionalmente, e com a ajuda do leader, encontraremos uma solução para passear pela ilha ao sabor da nossa vontade e visitar as praias de Atuh, Kelingking entre outras, as quedas de água em peguyangan, as vistas de broken beach, thousand islands (seribu) e da casa na árvore. E mais sítios que o tempo e a vontade deixem explorar.
Temos portanto um dia cheio de aventuras, praia e paisagens inesquecíveis que contrastam com os arrozais e florestas que até aqui nos acompanharam. De facto uma outra indonésia.

15: Regresso a bali

Hoje é dia de regresso a Bali mas antes, quem quiser, terá tempo para mais uma aventura inesquecível.
O regresso é tipicamente no último barco a sair da ilha, por isso da parte da tarde. O que nos deixa tempo para experimentar algo único: um mergulho/snorkeling com mantas. Esta experiência única de estar frente a frente no seu habitat com um animal que por vezes é, no mínimo, do nosso tamanho faz-nos ver e sentir a natureza de outra maneira. Será uma experiência inserida numa "expedição" de snorkeling que nos ocupará a manhã toda e que é organizada localmente e de forma opcional com o tour leader para os interessados. Quem preferir pode ficar pelo hotel ou numa das praias a aproveitar o mar e a sua energia regeneradora num verdadeiro dolce far niente.
Regressamos a Bali a tempo de jantar e passar uma última noite todos juntos antes do regresso a casa.

16: Voo Bali - cidade de origem

Hoje é dia de despedidas mas antes e caso haja tempo, por o voo ser à noite, opcionalmente o tour leader pode organizar e juntar-se a uma expedição para explorar as praias do sul de Bali (em Nusa Dua, como Uluwatu por exemplo), onde pode surfar, fazer bodyboard, canoagem ou simplesmente aproveitar este último dia de sol e praia.
Após esta epopeia, ida para o aeroporto, de onde partirá rumo à sua cidade de origem.
A noite será passada em voo com os ecos da incrível descoberta da Indonésia.

17: Chegada à cidade de origem

Dependendo das ligações e do seu destino final, prevê-se que chegará ao seu local de origem durante a tarde.

Datas de partida & Preços do programa de terra

Preço do Voo desde: € 1200,00
Extensões
Não tem.
  Suplementos
Suplemento quarto individual: € 370,00
Notas
  • Corrente elétrica: 220 V – 50Hz
  • Fuso horário padrão Bali: UTC/GMT +8:00 hora
  • Fuso horário padrão Java : UTC/GMT +7:00 hora
  • Veja aqui o custo de vida das cidades que irá visitar http://www.numbeo.com/cost-of-living/  
  • Convém levar um adaptador universal para as tomadas e uma ficha tripla, para poder carregar mais do que um equipamento ao mesmo tempo. Corrente elétrica: 220 V – 50Hz
  • Para quem quer estar contactável com Portugal aconselha-se levar um telemóvel desbloqueado e comprar um cartão Indonésio (o roaming ainda é caro).
Inclui
  • Tour leader da Papa-Léguas durante todo o itinerário;
  • Alojamento em quarto duplo de acordo com o itinerário;
  • Pequenos-almoços (excepto nos dias 1/ 2/ 8/ 9 e 17);
  • Transporte em transportes públicos e privados;
  • Entradas nos locais a visitar;
  • Seguro e assistência em viagem.
  Exclui
  • Voos internacionais e nacionais;
  • Transferes aeroporto - hotel - aeroporto;
  • Visto de Turismo gratuito para cidadãos portugueses até 30 dias de estadia;
  • Almoços e jantares;
  • Todo e qualquer extra pessoal (lavandaria, internet, etc.);
  • Qualquer tipo de gratificação;
  • Estimam-se gastos locais em cerca de 250 Eur;
  • Gastos derivados de condições meteorológicas adversas e atrasos de voos;
  • Qualquer item não mencionado como incluído.
  Equipamento
  • Saco de viagem/ trolley;
  • Calças confortáveis;
  • Roupa térmica;
  • Forro polar 100 e 200;
  • Impermeável ou anorak gore-tex ou similar;
  • Luvas e gorro;
  • Fato de banho;
  • Lanterna frontal ou lanterna de mão;
  • Pilhas alcalinas;
  • Barras energéticas.
Documentação
Passaporte actualizado, com uma validade mínima de 6 meses após a data de saída do país visitado.
O visto de Turismo para cidadãos portugueses até 30 dias de estadia é gratuito. Sendo necessário apresentar o passaporte válido com data de validade superior a 6 meses após data de saída e e-ticket dos voos.   
 
Para conhecer a situação actual do país consulte a página do Ministério dos Negócios Estrangeiros www.secomunidades.pt ou através do telefone 213946000
  Condições Particulares
Documentação
Passaporte actualizado, com uma validade mínima de 6 meses após a data de saída do país visitado.
À saída do país é necessário o pagamento de uma taxa em rupias indonésias que tem o valor aproximado de 150 000Rp.
 
Desistências
Se o Cliente desistir da viagem até 91 dias antes da data de partida e não haja serviços já reservados e pagos, o valor da sinalização já paga será devolvida na íntegra. Caso haja serviços já reservados e pagos, ao valor a reembolsar serão deduzidos os valores pagos aos fornecedores de serviços.
 
Se o Cliente desistir da viagem a 90 dias ou menos da data de partida, terá que pagar todos os custos a que a sua inscrição e posterior desistência derem lugar e ainda uma quantia que pode atingir 15% do preço da viagem. O Cliente poderá ser reembolsado pela diferença entre a quantia já paga e os montantes acima referidos.
 
 
Líder da viagem
Esta é uma viagem de aventura e descoberta cultural. Quem lidera esta viagem é uma pessoa com experiencia no país a visitar, tendo uma rede de contactos e de conhecimentos que facilita uma interação e uma experiencia cultural que se quer única. A sua missão é liderar o grupo durante todo o percurso facilitando a interação e a integração do grupo com os locais a visitar.
O papel do líder da viagem não deverá ser nunca confundido com o de guia turístico. Não são exigidos ao líder de viagem conhecimentos específicos sobre monumentos, museus ou outros locais de interesse turístico.
Caso a sua viagem inclua locais que pela sua complexidade histórica, geológica, biológica ou artística necessitem de um guia, o mesmo será previamente contratado e haverá uma referência explícita à sua existência no programa da sua viagem.


© 2018 PAPA-LÉGUAS, Viagens e Turismo, Lda.
Rua Conde de Sabugosa, 3F 1700-115 Lisboa Portugal
Telefone: 00 351 21 8452689/90 . Fax: 00 351 21 8452693 . RNAVT: 2275 . RNAAT 67/2014
www.papa-leguas.com