Testemunhos (Estágio de Montanha na Serra de Gredos)

João C

08/04/2019 16:10:10

Este Estágio suplantou bastante as minhas expetativas tantos foram os pontos, os desafios, as oportunidades que abriu de forma bem estrutural.
Basicamente:

- Permitiu-me ter finalmente um conhecimento concreto e detalhado dos requisitos, técnicas, cuidados a ter neste tipo de Aventuras.
- Fez-me tomar consciência efetiva dos riscos que corri em anteriores Aventuras, seja pelo equipamento, técnicas de utilização, outros.

Por toda esta informação bem valiosa, e a um custo aceitável, este Estágio devia claramente, fazer parte integrante da preparação ou requisitos base a serem aconselhados para estas Aventuras e Ascensões.

Miguel F

08/04/2019 16:03:02

Um experiência maravilhosa a repetir, sem duvida. A subida foi dificil na parte de escalada, principalmente por a equipa conter um elemento com bastantes dificuldades tecnicas de subida.
A descida foi relativamente fácil sem grandes sobresaltos, dado que parte foi feita em rapel e a restante em neve a bom ritmo.

Obrigado e garantidamente até uma próxima subida assim que possivel :)

Nuno F

01/04/2019 13:22:25

Gostei imenso da experiência, nunca tinha feito nada assim.
Por acaso já sabia das dificuldades técnica desde estágio, mas achei super desafiante.
O João Garcia e o António Afonso forem super acolhedores, simpáticos e pedagógicos.
Talvez a única coisa que achei menos positiva foi o facto de o Guia Raul (nosso guia de ascensão ao cume ser muito mais apressado e com menos paciência, pois eu estava num grupo de 3 e havia uma pessoa com menos capacidade física para subir a última fase e que causou um pouco de stress na fase final e o que levou a não tivéssemos tempo para desfrutar no cume calma como os outros 2 grupos.
Mas pronto eu entendo que cada Prof. Tenha a sua abordagem, e pedagogia, mas o balanço final é muito positivo!
O companheirismo, a partilha de sensações, emoções e ensinamentos valeram a pena!

Afonso G

25/03/2019 17:19:09

O fim de semana em Gredos foi uma experiência ímpar, onde além de todas as paisagens impactantes fomos ainda contemplados com um espírito de aventura omnipresente. Foram dois dias de aprendizagens, sempre na presença do João Garcia que além de simpático e impulsionador, é um excelente professor! Resta-me agradecer, uma vez mais, ao João Garcia, à Inês, aos guias António e Raúl, assim como a todos os participantes pelo papel crucial que desempenharam no sucesso desta atividade.

Tiago C

25/03/2019 15:50:54

O fim-de-semana foi espectacular. O grupo era muito porreiro e tivemos imensa sorte com o tempo. Relativamente aos guias, na minha opinião não podiamos ter tido melhor.

Foi uma experiência fantástica para alguém como eu que nunca tinha tido uma experiência de alpinismo.

Nuno A

14/03/2017 13:57:05

Uma óptima experiência com uma super equipa de guias, sem dúvida que é uma óptima forma de iniciação ao alpinismo e progressão em condições de clima mais adversas.

Paulo F

17/03/2016 12:35:49

Depois de passarem uns dias para reavaliar a nossa viagem quero agradecer a todos por esta aventura.
Foi um prazer conhecer o João e voltar a estar com o Helder.
São duas pessoas extraordinárias e uma inspiração.
Humildes,focados,objectivos,determinados, inspiram confiança e admiração a quem tem o prazer de se cruzar com eles nesta vida.
Confesso que "perdi" algum tempo a observar o modo como se deslocam e comportam enquanto percorrem a montanha e é impressionante.
Parece que fazem parte dela confundindo-se com a própria paisagem.
A locomoção e o ultrapassar os acidentes naturais parece fácil e belo.
Talvez isso explique a sua humildade e determinação.
Para mim foi um exercício de superação que suplantei com ajuda de todos e em particular do meu guia de montanha que olhos nos olhos me deu vida para não desistir tão próximo do fim.
Não vou esquecer nunca esse momento.
A montanha dá muitas lições sendo a maior de todas a humildade perante tanta beleza e tantas dificuldades.
Ela continua lá e nesse dia deixou-se conquistar.
Talvez tenhamos feito por o merecer.
A todos muito obrigado.
Não vou esquecer nunca esse dia e o prazer que me deu olhar lá no alto para tanta beleza que nos rodeia.
Valeu a pena.

Rodrigo A

30/03/2015 17:25:11

Foi espectacular.

Felizmente tivemos muita sorte com o tempo o que nos permitiu desfrutar ainda mais da paisagem fantástica do Circo de Gredos.

Quanto à escalada do Almanzor foi uma experiência única para todos nós. Foi duro mas com a ajuda do João, do Hélder e do Raul, todos conseguiram chegar ao Cume e disfrutar de uma vista inesquecível. Toda a experiência foi muito gratificante, e o Estágio no Sábado à tarde foi muito enriquecedor e levado a cabo com grande entusiamo e muito boa disposição.

Quanto ao vosso apoio e organização não tenho nada a apontar, pois sempre estiveram disponíveis para esclarecer dúvidas e prestar toda a informação necessária.

Em resumo estamos todos de Parabéns.

Marília A

25/03/2015 11:40:25

Tenho a agradecer pelo fantástico fim de semana que a Papa-Léguas nos proporcionou.
Todo o programa foi muito bem organizado, os guias foram fantásticos, bem como todo o pessoal que fez parte do estágio.
Senti que a nossa segurança e o nosso bem-estar estavam em primeiro lugar e que toda a vossa equipa trabalhou nesse sentido.
Foi a minha primeira viagem convosco mas com certeza não será a última.

Estão de parabéns, continuem com o óptimo trabalho!

Ana T

25/03/2015 11:15:15

O fim-de-semana em Gredos foi uma experiencia fantástica, que em muito superou as minhas melhores expectativas.
As condições climatéricas menos favoráveis foram de facto, a meu ver e como referido pelo Joao Garcia, um bónus do estagio.
Os guias foram todos excecionais (nota 20 em 10) e sinto-me realmente privilegiada pela experiencia e por tudo o que aprendi.
Mal posso esperar por uma nova oportunidade.
Muito obrigada a todos.