Condições Particulares viagem Estágio de Montanha na Serra de Gredos

 Requisitos necessários: Boa forma física!
TREINO: É esperado que os participantes estejam em boa forma física. Esta atividade é um pouco exigente a nível de preparação física. De maneira que é aconselhado que os participantes se preparem com alguma antecedência. O treino de endurance deve ser o objectivo principal, adquirido tanto a correr 2 vezes semanalmente (50min x 2/semana) como numa marcha ao fim de semana de mais de 6h com 8Kg min. de peso na mochila. Pedalar ou nadar na mesma proporção, também são excelentes substitutos para quem não possa correr devido a lesão.
 
Nota: Quando um viajante tem uma situação clinica como por exemplo: diabetes, sofrido uma operação ao joelho, tensão alta ou problemas cardíacos, entre outros,  terá de trazer um atestado médico a confirmar de que pode realizar o trekking a mais de 5000m e/ou subir a uma montanha de 6000m com uma descida/subida de 1200m de desnível.
 
Condições meteorológicas
Todas as atividades na montanha estão dependentes da meteorologia quer de forma direta, quer indireta. Se o guia considerar que os fatores meteorológicos observados na altura da realização da atividade podem colocar a integridade física dos participantes e do próprio guia em risco, este, de forma soberana poderá cancelar a atividade. O cancelamento da atividade por motivos meteorológicos não confere o direito ao reembolso de qualquer quantia paga.
Consideram-se como condições meteorológicas a observar as seguintes: ventos fortes; nevoeiro intenso; queda excessiva de neve (contribuindo para o risco de avalanches); trovoadas e outros.
 
Vertigens
Se pretende fazer esta actividade não poderá sofrer de vertigens.
 
Cancelamento de participação
Caso o viajante desista quando a viagem já estiver fechada, a devolução do valor pago está dependente da inscrição de outro participante para a vaga deixada em aberto.
 
Medidas de prevenção do Refúgio Laguna Grande
O JCyL em conjunto com os responsáveis do Refúgio, elaboraram um Protocolo de Reabertura e Funcionamento, adaptado às características do Refúgio, e que define todas as condições, protocolos e medidas a serem tomadas para tornar a estadia satisfatória e segura.
As medidas mais importantes e que afetam diretamente os usuários são:
• A limitação de capacidade do refúgio será de 50%. Embora possa ser adaptado de acordo com os grupos de pessoas que vierem juntas ou não.
• É necessário definir um responsável por cada grupo, de forma a ter um único interlocutor a quem o guarda dá entrada no refúgio e explica todas as novas regras de funcionamento.
• O uso de máscara é obrigatório em todas as áreas comuns do refúgio.
• O refúgio não terá sapatos de descanso de uso comum, sendo obrigatório que cada um traga o seu.
• O refúgio não terá cobertores nos quartos, portanto é necessário trazer saco-cama para evitar o frio.
• O refúgio não terá almofadas nos quartos.
• Os chuveiros solares não funcionam.
• Cada um é responsável por ter o seu próprio "kit de segurança": máscaras, gel e papel higiénico.
Uma vez no refúgio, será necessário seguir uma série de diretrizes de convivência que visam evitar aglomerações, manter um ambiente de uso comum limpo e permitir o atendimento ordenado e com medidas sanitárias adequadas.
Mais do que nunca, pedimos que siga e cumpra as instruções que os responsáveis vos possam dar em todos os momentos.
A gestão do refúgio pede a compreensão e a colaboração dos montanhistas que se deslocam ao refúgio. Se todos formos responsáveis ​​e cumprirmos estas medidas de segurança, iremos assegurar que os refúgios possam funcionar e prestar o serviço que tantas possibilidades desportivas nos abrem, e também o fazer de forma mais segura.

COVID-19 - Nota Importante:
Durante o período de pandemia, os diversos países e/ou regiões onde operamos viagens adoptaram politicas e requerimentos de entrada que se alteram com frequencia e sem aviso prévio.
Por isso, e na impossíbilidade de ter os requisitos para cada um deles actualizados numa base diária, chamamos a atenção que aos viajantes podem ser requeridos um ou mais que um dos seguintes itens nos destinos a visitar:
 
Quando reservar a sua viagem entre em contacto connosco para uma actualização das regras de entrada.