RECEBA AS NOSSAS NEWSLETTERS

Geral

Fotografia

Trekking e montanha

Aventura

tel: +351 218 452 689
geral@papa-leguas.com

ENCONTRE A SUA VIAGEM

...apenas viagens novas

por palavra-chave

pesquisa avançada »

QUANDO E ONDE

| viagens | actividades |

consulte o nosso calendário geral:

Home » Trekking » África » Tanzânia » Ascensão ao Monte Kilimanjaro - Rota Machame


Ascensão ao Monte Kilimanjaro - Rota Machame

Trekking, Safari e Praias. 11 a 19 dias de viagem com Zanzibar. Alojamento em hotéis e acampamentos. Extensões Safari em acampamentos permanentes com camas e/ou Zanzibar em eco resort.

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar)

Dia 1:  Voos cidade de origem - Kilimanjaro.
     mais...
Saída em voo com destino ao Kilimanjaro (escalas intermédias).
 
Dia 2:  Moshi.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Chegada e assistência no aeroporto. Transporte para o hotel em Moshi e check-in. Resto do tempo livre.
Dia 3:  Moshi - Kilimanjaro. Machame Gate - Machame Camp (1490m - 3100m).
Alojamento: Tenda
Refeições: P - A - J     mais...
Saída por estrada, cerca de 50 minutos de condução, com destino à entrada do parque, aldeia Machame (1490 m). Aqui irá receber o seu almoço e poderá também comprar água mineral. Dependendo das condições da estrada, será ou não possível ir de transporte da aldeia até à porta do parque. Se não for possível faremos uma caminhada de 3 km que levará cerca de 1 hora a completar. À chegada, faremos a organização da equipa, registo no escritório do parque e começo do trekking (de duração de 5h aprox.) através da floresta húmida. Há fortes possibilidades de chuva na floresta. Chegada a Machame Camp (3100 m) ao final da tarde. Os carregadores que terão chegado ao acampamento antes de si, já terão montado as tendas, fervido água para beber e para as lavagens e preparado o jantar. As temperaturas noturnas podem cair para graus negativos neste acampamento.
Dia 4:  Machame Camp - Shira Camp (3100m - 3840m).
Alojamento: Tenda
Refeições: P - A - J     mais...
Depois do pequeno-almoço, caminhamos cerca de 1 hora e chegamos ao topo da floresta, seguindo depois uma subida suave através de urzais. Aqui encontrará urzes arbóreas de grande porte. Após uma paragem para almoço e descanso continuamos a subir, atravessando uma encosta rochosa até ao planalto Shira. É agora possível avistar Kibo, com os seus fantásticos glaciares! Depois de uma pequena caminhada chegaremos ao Shira Camp a 3840m. Este dia será de 4 a 5 horas de caminhada aproximadamente. Os carregadores irão ferver água para beber e lavagens, antes de servir o jantar. A noite neste acampamento mais exposto será mais fria que a anterior, com temperaturas a cair abaixo de 0ºC.
Dia 5:  Shira Camp (3840m).
Alojamento: Tenda
Refeições: P - A - J     mais...

Dia destinado a aclimatação. Neste dia poderemos subir à Torre Lava e regressar ao mesmo acampamento, ou seguir um pouco na rota e ficar num acampamento intermédio, Karranga Valley. O guia irá ajudar-nos a tomar a melhor decisão!

Dia 6:  Shira Camp - Torre Lava - Barranco Camp (3840m – 4630m – 3985m).
Alojamento: Tenda
Refeições: P - A - J     mais...
A rota segue para este numa paisagem rochosa e semidesértica rodeando a Torre Lava (4630 m). É normalmente neste dia que os caminhantes começam a sentir alguns sintomas de cansaço e dores de cabeça. Depois de almoço irá descer quase 680 m até à área do acampamento Barranco. Depois de alcançar a altitude de 4600 m da Torre Lava, os benefícios de aclimatação começam a surtir resultados. A descida até ao local do acampamento leva cerca de 2 horas, e oferece ótimas oportunidades de tirar belas fotografias. Teremos cerca de 6 a 7 horas de caminhada neste dia. O acampamento está situado num vale abaixo do Great Barranco Wall, que irá proporcionar um pôr-do-sol memorável enquanto espera pelo jantar!
Dia 7:  Barranco Camp - Barafu Camp (3985m - 4600m).
Alojamento: Tenda
Refeições: P - A - J     mais...
Depois de passarmos a noite no Great Barranco Wall, teremos uma subida com um belo obstáculo a transpor, onde poderemos apreciar no topo que bonito é realmente o Kilimanjaro! Encontramo-nos mesmo por baixo do glaciar Heim. O trilho desce para Kananga Valley, através de montes e vales, onde se encontra com a rota Mewka. Será esta a rota que irá fazer na descida do cume. Viramos numa subida à esquerda e cerca de 1 hora depois chegaremos a Barufu Camp (4600 m), o nosso local de acampamento e onde teremos belíssimas vistas sobre os picos Mwenzi e Kibo. Este dia será de aproximadamente 8 horas de caminhada. O último ponto de água é em Karranga Valley, não há água no acampamento Barafu. Barafu é a palavra Swahili para gelo e é um local inóspito. Totalmente expostas aos ventos, as tendas são montadas num estreito e pedregoso cume. Familiarize-se com o terreno antes do anoitecer para evitar acidentes. O cume está agora a cerca 1345 m e fará a ascensão final durante esta noite. Prepare o seu equipamento, bastões e roupa térmica para a sua ascensão, pilhas novas no seu frontal e máquina fotográfica e certifique-se que leva umas suplentes também. Para prevenir o congelamento deverá levar uma capa térmica para o cantil ou em alternativa embrulhá-lo em algo quente. Deite-se por volta das 19h00 e aproveite para descansar e dormir um pouco.
Dia 8:  Barafu Camp - Cume - Mweka route (4600m - 5895m - 3100m).
Alojamento: Tenda
Refeições: P - A - J     mais...
Despertar por volta das 23h30 e depois de alguns biscoitos e chá quente embrenhamo-nos na noite. Iremos na direção noroeste e teremos uma pendente inclinada até Stella na orla da cratera. Estas 6 horas de caminhada até Stella Point é para muitos alpinistas, mental e fisicamente a parte mais dura. Em Stella Point (5685 m) irá parar para um merecido descanso e será presenteado com um dos mais bonitos nascer do sol que alguma vez assistiu (se o tempo o permitir). Desde Stella Point, normalmente encontramos alguma neve no caminho de cerca de 2 horas até Uhuru Peak.
O tempo que permanecer no cume dependerá das condições atmosféricas. Não permaneça aqui muito tempo, já que será mais difícil começar novamente devido ao frio e à fadiga. Aprecie o ter conseguido o seu objetivo e o dia que recordará o resto da sua vida. O caminho de regresso até Barafu levará cerca de 3 horas. Aqui terá tempo para um pequeno descanso antes de começar a descida para Mweka Camp (3100 m). No total deveremos contar com cerca de 11 horas de caminhada. O trilho não é difícil e descerá por uma paisagem pedregosa e urzais, eventualmente entrará na floresta. O campo é situado na zona alta da floresta e alguma neblina ou chuva poderá ser esperada ao fim do dia.
Dia 9:  Mweka - Entrada do parque (3100m - 1490m) - Moshi.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Pequena descida com cerca de 3 horas até à base, em Mweka gate. Aqui irá assinar o seu nome nos registos, assim como receber o seu certificado de ascensão. Continuação em veículo até Moshi. Chegada, transporte para o hotel e tempo livre.
Dia 10:  Voos Kilimanjaro - cidade de origem.
Refeições: P     mais...
Em hora a combinar e de acordo com o horário do voo, iniciamos a viagem para o aeroporto para embarque no voo de regresso a casa.
Dia 11:  Chegada à cidade de origem.
     mais...
Depois da noite a bordo chegaremos à nossa cidade de origem. O voo fará escala numa cidade europeia ou africana.

Extensão: Wild camp Safari 3 dias

Dia 10:  Moshi - Lago Manyara.
Alojamento: Hotel
Refeições: P - A - J     mais...
Pequeno-almoço, check-out do hotel e ida para o Parque Nacional de Manyara (cerca de 4 horas).
Após um almoço piquenique no parque de Manyara, iniciamos um safari ao fim da tarde (a melhor altura para ver os animais).
Chegamos ao Lago Manyara, vindos de Este, contemplando as famosas escarpas do Vale do Rift que enquadram o lago num cenário de grande beleza.
Nas copas das árvores mais altas poderemos observar macacos a saltar de ramo em ramo, enquanto no solo, os elefantes refrescam-se à sombra das árvores. Muitos outros animais são frequentemente avistados, como as zebras, impalas,girafas, bufalos, hipópotamos, entre outros.
Regresso ao hotel para passarmos a noite.
Dia 11:  Cratera de Ngorongoro.
Alojamento: Tenda permanente
Refeições: P - A - J     mais...
Depois do pequeno-almoço, ida para Ngorongoro, onde faremos um safari no interior da cratera.
Este é o melhor local da Tanzânia para avistar o Rinoceronte-negro e o machos de leão de juba-preta. Na região de Ngorongoro encontraremos
uma grande diversidade de aves aquáticas, destacando-se o colorido flamingo.
Outros animais que poderemos observar são o leopardo, a chita, a hiena, antílopes e outros mamíferos mais pequenos.
Ida para o "NGORONGORO WILDCAMP" para passarmos a noite.
 
Dia 12:  Parque Nacional Tarangire - Moshi.
Alojamento: Hotel
Refeições: P - A     mais...
Pequeno-almoço e ida para o Parque Nacional de Tarangire (2horas). Este parque é espetacular - sobretudo na época seca - quando muitos animais regressam após a migração para aqui permanecerem nos cursos de água permanente, após a época das chuvas, como por exemplo, o Rio Tarangire.
Ao fim da tarde, regressaremos ao hotel em Moshi, para passarmos a noite.
 
Dia 13:  Voo Kilimanjaro - cidade de origem.
Refeições: P     mais...
Em hora a combinar e de acordo com o horário do voo, iniciamos a viagem para o aeroporto para embarque no voo de regresso a casa.

Extensão: Praias de Zanzibar

Dia 10:  Voo Kilimanjaro - Zanzibar. Transporte para Stone Town.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Voaremos com destino à Ilha de Zanzibar. Um paraíso no Índico ao largo da Tanzânia. Transporte para a pitoresca Stone Town, chegada e check-in em hotel. Tempo livre para explorar a cidade.
Dia 11:  Stone Town - Praias de Zanzibar.
Alojamento: Eco resort
Refeições: P - J     mais...
Transporte pela manhã para o eco resort, situado nas praias do Indico. Check-in e tempo livre.
Jantar incluído sem bebidas.
Dia 12:  Praias de Zanzibar.
Alojamento: Eco resort
Refeições: P - J     mais...
Dia livre para explorar a região ou descansar nas praias.
Jantar incluído sem bebidas.
Dia 13:  Praias de Zanzibar.
Alojamento: Eco resort
Refeições: P - J     mais...
Dia livre para explorar a região ou descansar nas praias.
Jantar incluído sem bebidas.
Dia 14:  Voos Zanzibar - Cidade de origem.
Refeições: P     mais...
Pequeno-almoço e check-out até ao meio-dia.
À hora marcada, transporte para o aeroporto e voo para a cidade de origem.
Fim dos serviços da Papa-Léguas

Extensão: Wild camp Safari 5 dias

Dia 10:  Moshi - Lago Manyara.
Alojamento: Hotel
Refeições: P - A - J     mais...
Dia 11:  Manyara – Olduvai - Serengeti.
Alojamento: Tenda permanente
Refeições: P - A - J     mais...
Pequeno- almoço e ida para o parque Nacional de Serengeti, via garganta de Olduvai (aprox. 3-4 horas).
Olduvai é um local arqueológico de grande importância localizado na região Este das planícies do serengeti, onde foram encontrados vários fósseis dos primeiros hominídeos.
A região de Olduvai, além da carga simbólica, é um local incrível, onde sentimos a força das placas tectónicas que moldaram o Vale do Rift durante milhões de anos.
Ida ao fim da tarde para o “Wildcamp”, localizado no parque do Serengeti.
Noite em tenda permanente e pensão completa.
Dia 12:  Serengeti.
Alojamento: Tenda permanente
Refeições: P - A - J     mais...
Depois do pequeno-almoço, iremos explorar os cantos mais selvagens do Serengeti, com efeito, faremos um safari ao longo de todo o dia para observar as principais espécies deste parque, considerado património da Humanidade. Faremos um piquenique para o almoço, ao mesmo tempo, que vislumbramos à maior concentração de animais selvagens em migração de África!   
Ao fim da tarde, regresso ao “Wildcamp”, jantar e noite em tenda permanente.
Pensão completa.
Dia 13:  Serengeti – Ngorongoro.
Alojamento: Tenda permanente
Refeições: P - A - J     mais...
Depois do pequeno-almoço, ida para Ngorongoro, onde faremos um safari no interior da cratera. Este é o melhor local da Tanzânia para avistar o Rinoceronte-negro, e o machos de leão de juba-preta. Na região de Ngorongoro, encontraremos uma grande diversidade de aves aquáticas, destacando-se o colorido flamingo.
Outros animais que poderemos observar são o leopardo, a chita, a hiena, antílopes e outros mamíferos mais pequenos.
Ida para o “Wildcamp" para passarmos a noite (tenda permanente).
Pensão completa.  
 
Dia 14:  Ngorongoro – Tarangire - Moshi.
Alojamento: Hotel
Refeições: P - A     mais...
Pequeno-almoço e ida para o Parque Nacional de Tarangire (2horas). Este parque é espetacular - sobretudo na época seca - quando muitos animais regressam após a migração para aqui permanecerem nos cursos de água permanente, após a época das chuvas, como por exemplo, o Rio Tarangire.
Ao fim da tarde, regressaremos ao hotel em Moshi, para passarmos a noite.
Dia 15:  Voo Moshi (aeroporto Kilimanjaro) - cidade de origem.
Refeições: P     mais...
Transporte privado desde o hotel em Moshi ao aeroporto do kilimanjaro. Voo de regresso à cidade de origem.
Veja mais
  e partilhe

Testemunhos

 
Joao M  
- 16/01/2015 17:00:55
  Ascensão ao Monte Kilimanjaro - Rota Machame

A viagem correu muito bem. O facto de termos ficado os dias todos como planeado ajudou muito na aclimatacao. Felizmente não tive dificuldades a chegar ao topo do Kilimanjaro o que me da mais motivacao para fazer mais montanhas com a papa-léguas.

Mais...
 
O seu nome *:
O seu e-mail *:
O nome do seu amigo*:
O e-mail do seu amigo*:

* campo obrigatorio

também lhe podem interessar as seguintes viagens:

 Vinte mil léguas no Índico
 Ascensão ao Monte Toubkal
 Caminho Inca & Vale Sagrado