RECEBA AS NOSSAS NEWSLETTERS

Geral

Fotografia

Trekking e montanha

Aventura

tel: +351 218 452 689
geral@papa-leguas.com

ENCONTRE A SUA VIAGEM

...apenas viagens novas

por palavra-chave

pesquisa avançada »

QUANDO E ONDE

| viagens | actividades |

consulte o nosso calendário geral:

Home » Aventura » Europa » Lituânia, Estónia, Rússia, Letónia » Do Báltico a Moscovo


Do Báltico a Moscovo

12 dias de viagem. Alojamento em hoteis e comboio. Acompanhamento de tour leader da Papa-Léguas durante toda a viagem.

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar)

Dia 1:  Voo cidade de origem - Vilnius.
Alojamento: Hotel
     mais...
Hoje é dia de viagem e voaremos para a capital da Lituânia e ponto de partida da nossa aventura das capitais bálticas com toda a sua história e
Depois de instalados e caso os horários dos voos permitam, poderemos dar um passeio de fim de tarde nas margens do Vilnelé. É por aqui que encontraremos um estado autoproclamado de artistas e fabricantes de sonhos - A República dos Uzupis onde até podemos carimbar o nosso passaporte com o seu selo atestando a nossa visita.
Dia 2:  Vilnius.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Hoje partiremos à descoberta de Vilnius e da sua ambiência.
A manhã será passada a explorar o parque de Trakai, onde o castelo medieval numa ilha controla ainda hoje o ambiente nos lagos, florestas e aldeias envolventes onde o peixe seca ainda ao ar nas janelas e portadas das casas de madeira.
A tarde será passada já na cidade antiga de Vilnius, onde percorremos a pé as suas ruelas prestando atenção às igrejas, a zona medieval com partes do antigo gueto judeu e pequenos segredos escondidos que merecem assim uma visita que culmina com a conquista da torre de Gediminas de onde podemos apreciar toda a cidade.
Dia 3:  Vilnius - Riga e tarde em Riga.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Pela manhã tomaremos o autocarro para Riga. Mudamos de país e de capital. Hoje aproximamo-nos do Mar Báltico.
Riga é a maior cidade dos Países Bálticos e a capital da Art Nouveau. O antigo centro mercantil transformou-se numa capital bonita e dinâmica. Apesar de movimentada, o seu centro histórico pode ser percorrido a pé e assim aproveitamos a tarde para deambular pelas ruelas com alguma Art Nouveau e locais emblemáticos como os três irmãos, a casa dos blackheads, o portão sueco, a torre da pólvora, descobrir o cavaleiro dourado e algumas das suas majestosas igrejas percebendo melhor a história e os seus contornos.
Terminamos o dia com um repasto local e uma boa noite de sono.
Dia 4:  Riga.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Começamos a manhã com a visita a recente biblioteca nacional de onde podemos ver a cidade do outro lado do rio Daugava e apreciar a arquitectura do edifício onde as estantes parecem inclinadas. A seguir regressamos para um passeio pela Riga soviética. Primeiro exploramos o novo instituto das artes que está no coração do antigo bairro de arquitetura soviética e de la percorremos o bairro ate ao mercado local onde os três hangares de zepelins albergam as mais diversas flores, carnes, cogumelos, tecidos e muito mais bugigangas.
Aqui compramos o nosso almoço que carregamos ao longo do parque Bastejkalna onde faremos um piquenique no antigo bastião.
Por muitos séculos, Riga foi uma cidade muralhada que se estendia nas margens do rio Daugava. No entanto, as muralhas foram retiradas no século XIX e no seu lugar foram construídos parques e avenidas que percorremos à tarde e podemos recordar um pouco do caminho para a independência da Letónia que foi bastante sangrento. É ali que fica a Ópera de Riga, o Monumento à Liberdade, e a entrada para o bairro de Art Nouveau da cidade onde nos deslumbramos com os incríveis exemplos deste estilo e época.
O restante tempo é livre para visitar o museu nacional de arte, o museu da ocupação ou outro do seu interesse.
Dia 5:  Riga - Talin e tarde em Talin.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Hoje a manhã começa com a viagem de autocarro para Tallin onde chegamos após 4 horas o que permite ir ao hotel fazer o check in e iniciar a exploração da mais medieval e intocada capital do báltico. Durante muitos anos esta cidade, pela sua posição estratégica foi controlada por diversos povos e esteve fechada ao mundo durante o domínio soviético. Graças a isso, manteve a sua traça medieval intocada que lhe valeu em 1991 as insígnias de Património Mundial da UNESCO que hoje mistura com o dinamismo e vibração de uma capital moderna. A primeira imagem da antiga muralha e as suas torres à medida que nos aproximamos do hotel é desde logo arrebatadora. Aproveitamos para explorar a cidade e deambular pelas suas ruas medievais, visitar as três irmãs, as passagens "secretas" e com guildas ainda em funcionamento, pátios escondidos e a câmara municipal mais antiga do báltico onde nos apresentamos ao old Thomas. Terminamos o dia com um belo jantar medieval.
Dia 6:  Tallin e comboio para São Petersburgo.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Hoje a manhã é dedicada a explorar a magnífica Tompea, a colina que, segundo a mitologia nórdica, deu o nome à cidade, aproveitamos a vista e visitamos a catedral de Alexandre Nevsky e para quem quiser a igreja de Santa Maria com os seus túmulos e brasões germânicos.
O tempo restante é livre para visitar algum recanto, museu ou loja esquecida da cidade e assim despedir-nos das capitais do báltico.
Sugerimos que acompanhe o tour leader até a zona industrial antiga da cidade onde hoje em dia florescem artistas e tem uma boa vibração.
O almoço (por conta do viajante) será no F-Hoone (armazém F) com comida e bebida da Estónia.
À tarde apanhamos o comboio para São Petersburgo e após cerca de 7 horas, entramos na «mãe Rússia», através da cidade que é a verdadeira jóia das coroas dos grandes «Pedro e Catarina».
Dia 7:  São Petersburgo.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
O dia de hoje é dedicado às catedrais mais emblemáticas da cidade. Começamos o dia na Catedral do Cristo sobre o Sangue, onde uma das maiores concentrações de ladrilhos do mundo nos espera para contar passagens bíblicas e mostrar uma imagem rara de um Jesus adolescente.
Depois atravessamos o campo de Marte atá a ilha de Hale (ou das lebres) onde Pedro mandou construir a fortaleza que domina o rio e de onde a cidade cresceu para se tornar a capital dos czares russos. É nela que se ergue a catedral de Pedro e Paulo, com a sua torre dourada a chamar as atenções.
Após o almoço na fortaleza e respectiva visita, seguimos viagem para a catedral de São Isaac de onde caminhamos pelo jardim do almirantado até à majestosa praça imperial onde a estátua alexandrina no topo do obelisco, nos acolhe de asas abertas.
Daqui partimos para o jantar e para o hotel para digerir um dia repleto de monumentalidade.
Dia 8:  São Petersburgo.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Hoje é quarta-feira e o Hermitage está aberto atá às 21h00. Assim sendo aproveitamos a manhã para descansar um pouco mais e visitar o jardim de verão de «Pedro - o Grande» com as suas estatuas e espaços verdes antes do almoço.
A tarde é livre e para quem quiser, dedicada a explorar o Hermitage ou simplesmente perder-se pela cidade, os seus canais, ruelas e sorrisos das pessoas. Não faltam galerias e museus para ocupar os mais interessados nas artes ou historia.
Dia 9:  Visita a Peterhof e Comboio noturno para Moscovo.
Alojamento: Comboio
Refeições: P     mais...
Hoje a manhã e parte da tarde são dedicados a explorar a vila de Peterhorf onde descobriremos o magnífico jardim com as suas deslumbrantes fontes mundialmente conhecidas e um palácio cheio de historia, para nos mostrar o estilo clássico dos czares e dos seus convidados.
Esta cidade desenvolveu-se em torno do sonho de Pedro o Grande ter uma Versalhes própria e de imortalizar a derrota dos Suecos as mãos dos Russos, bom Peterhorf é isso mesmo a alegoria da vitoria e do luxo. Entre jardins, fontes, estátuas, palácios e palacetes predomina a sensação de grandeza e abertura que o Czar queria para o seu país e que prevaleceu até ao final do século XIX.
A meio da tarde regressamos a São Petersburgo e o tempo é livre para deambular pela cidade entre cafés, canais e galerias ou museus.
Chega o jantar e um passeio de barco pelos canais com o lusco-fusco a permitir ver as luzes da cidade a acender, a catedral de São Nicolau e o teatro Marinsky a erguer-se nas margens, espiolhar a vida dentro das casas ao longo dos canais e ainda sentir o rio Neva com as suas incríveis vistas da cidade.
À noite apanhamos as malas no hotel e vamos até Moscovo, de comboio, dormindo em confortáveis couchettes.
Dia 10:  Chegada a Moscovo.
Alojamento: Hotel
     mais...
O dia começa com a vegetação densa a dar lugar aos subúrbios de Moscovo e a cidade cada vez mais imponente a crescer à nossa volta.
Após uma pequena aventura pelo metro da cidade para fugir do tremendo trânsito da segunda maior capital europeia e sexta maior cidade do mundo, com cerca de 12 milhões de habitantes, deixamos as malas no hotel e partimos rumo a exploração da cidade e da sua surpreendente abertura.
Começamos pela catedral do Cristo Salvador, a antiga fabrica Red October que hoje em dia e uma espécie de LX Factory e de lá passeamos no parque Gorky.
Moscovo só é Moscovo devido à sua Red Square e ao Kremlin. Aqui passamos uma primeira vez durante a tarde para termos um primeiro contacto com as famosas muralhas e torres vermelhas do Kremlin. Caminhamos tranquilamente pela icónica rua Nicolskaya até à praça Lubyanca onde está o antigo edifício do KGB e de lá vamos até ao Bolshoi.
Após o jantar regressamos ao hotel para dormir e preparar a exploração do Kremlin no dia seguinte.
Dia 11:  Moscovo.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
A manhã é totalmente dedicada ao centro de Moscovo, sugerimos explorar primeiro o Kremlin com as suas igrejas e exposição de jóias. Depois na praça vermelha é obrigatório visitar a catedral de São Basílico e finalmente dar um pulinho ao GUM, o antigo armazém geral de artigos durante o tempo soviético e hoje um icónico shopping de luxo.
O resto do dia é livre para quem quiser explorar a galeria Tretyakov, o museu de história, alguma casa memorial de algum famoso escritor ou outro local do seu interesse.
Mas antes de nos separarmos para as nossas explorações e porque nenhuma visita a Moscovo esta completa sem um passeio pelo metro, marcamos hora e ponto de encontro para um ultimo jantar juntos e para calmamente fazer uma tour pelas palacianas estações do metropolitano de Moscovo, antes de dormir.
Dia 12:  Voo Moscovo - cidade de origem.
Refeições: P     mais...
Hoje é dia de regresso e livre, sendo que em função do horário dos voos, o tour leader, ajuda a organizar o transfere ou outra forma de chegar ao aeroporto bem como dará dicas em função do tempo disponível de como aproveitar, em função dos seus interesses, as últimas horas em Moscovo.
Veja mais
  e partilhe

Testemunhos

 
Maria M  
- 04/09/2015 13:16:58
  Do Báltico a Moscovo

A viagem foi surpreendente, não só pelas cidades visitadas, como pelo ambiente de camaradagem que se gerou entre todos os companheiros de viagem. Parabéns ao Rui pela organização, pela "bela comidinha" com que nos deparámos, pela simpatia e profissionalismo!

Mais...
 
O seu nome *:
O seu e-mail *:
O nome do seu amigo*:
O e-mail do seu amigo*:

* campo obrigatorio