RECEBA AS NOSSAS NEWSLETTERS

Geral

Fotografia

Trekking e montanha

Aventura

tel: +351 218 452 689
geral@papa-leguas.com

ENCONTRE A SUA VIAGEM

...apenas viagens novas

por palavra-chave

pesquisa avançada »

QUANDO E ONDE

| viagens | actividades |

consulte o nosso calendário geral:

Home » África » Nepal » Trekking do Evereste com o João Garcia


Trekking do Evereste com o João Garcia

19 dias de viagem, 13 de trekking. Acompanhamento do Alpinista João Garcia.

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar)

Dia 1:  Voo cidade de origem - Kathmandu.
     mais...
Voo com destino à cidade de Kathmandu, escalas intermédias e noite em voo.
Dia 2:  Chegada a Kathmandu.
Alojamento: Hotel
Refeições: J     mais...
Chegada a Kathmandu, tratamento do visto no aeroporto. Assistência no aeroporto à chegada e transporte para o hotel. Check-in e tempo livre.
À hora marcada encontro na recepção do hotel para o jantar de boas-vindas.
Dia 3:  Voo Kathmandu - Lukla (2860m). Trek para Phakding (2652m).
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Transporte para o aeroporto e voo Kathmandu-Lukla (2860m). O nosso trekking inicia-se após este espetacular voo com destino à  pista de Lukla (aprox 35m). Depois de se descarregar o equipamento, iniciamos uma marcha fácil até Phakding, aprox. 3horas, passando por «Mani Walls» e Kanis budistas (uma entrada arqueada com rodas de oração), pontes suspensas e aldeias como Choplung e Ghat (2591m). Chegada ao lodge em Phakding e tempo livre.
Dia 4:  Trek Phakding (2652m) - Namche Bazaar (3440m).
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Subida fácil até Mondzo (cerca de 2 horas), onde entramos no Parque Nacional de Sagarmatha e onde trataremos da validação do «permit» ou licença. Segue-se uma descida para o vale do rio Dudh Kosi que atravessamos três vezes por pontes suspensas, a última das quais muito alta e muito bonita. Subida por entre uma floresta de pinheiros donde avistaremos ao longe o Everest (8848m) e o Lhotse (8516m), aprox. 6 horas, passagem por Zamphuti, Tortok, Benkar, Chumua, Mondzo, Thaog, Jorsale e finalmente Namche Bazaar. Chegada e tempo livre para explorar a «capital» do vale do Khumbo.
Dia 5:  Dia de aclimatação em Namche Bazaar.
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Dia destinado à aclimatação.Vamos estimular o organismo subindo a Kumjung e visitar a escola fundada por Hillary e visitaremos igualmente o Hospital de Khunde. (4h)
Regresso a Namche Bazaar e tempo livre para explorar a "capital" do Vale Khumbu ou realizar as últimas compras do seu equipamento, pois na cidade dos Sherpas poderá encontrar lojas de material de trekking.   
 
Dia 6:  Trek Namche Bazaar - Pangboche (3870m).
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Neste dia, as vistas para o Ama Dablan (6856m) vão ficando cada vez mais impressionantes. Após a subida do dia, paragem no mosteiro de Tengboche e continuação da marcha  através de florestas de rododendros. Antes de chegarmos a Pangboche, passaremos por uma espetacular ponte himalaia com vistas a perderem-se nas alturas do vale. Chegada e noite em lodge.  
Dia 7:  Trek Pangboche - CB Ama Dablan (4600m) - Pangboche.
Alojamento: Lodge
Refeições: P - Lunch box - J     mais...
Neste dia vamos subir cerca de 600 metros (3-4 horas) até ao campo base de uma das montanhas mais emblemáticas do Nepal, o Ama Dablan. Durante a subida até aos 4600m teremos vistas para o Tawache e para o  Pumori. Chegada ao campo base do Ama Dablan, breve descanso, almoço e regresso a Pangboche.    
Resto da tarde livre.
Dia 8:  Trek Pangboche - Periche.
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Nesta etapa entramos no famoso vale de Khumbu e teremos sempre um bonito panorama sobre a imponente face sul do Lhotse (8516m). Cruzamo-nos com diversas caravanas de yaks num carreiro que, cá do alto, segue a margem direita do Imja Khola.. Chegada a Periche e depois do almoço, subida facultativa Nangkartshang Gompa e a um local panorâmico a 5000m de onde se pode avistar o Monte Makalu 8463m, Cho-Oyu 8206m e que também serve de aclimatação. Cerca de 3h + 3h.
 
Dia 9:  Trek Periche - Lobuche.
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Saída de Periche num vale plano passando por belíssimos prados com muros de pedra e cabanas de rocha onde pastam yaks e chegarmos a uma zona de prados de altitude.  Após a travessia de uma ponte de madeira, nos leva a  duas stupas, múltiplos chortens e bandeiras de oração chegamos a Tukla.  Continuamos por uma subida ingreme até ao Memorial do Evereste onde pouco depois se pode avistar o monte Pumori de 7161 m. Aprox. 4h.
 
Dia 10:  Trek Lobuche - Kalapatar (5545m) - Lobuche.
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Ascensão ao Kala Pattar (5545m) e regresso a Lobuche. Dia cansativo mas muito gratificante.
Partiremos cedo para Gorakshep (5100m), de onde iniciaremos a ascensão fácil do Kala Pattar que demorará cerca de 3h. Sentiremos a altitude a reduzir-nos as forças e avançaremos lentamente. A esplêndida vista do seu cume oferece-nos um espetáculo magnífico das grandes montanhas muito próximas, sobretudo a clássica vista do Evereste (8850m), do Lhotse (8516m) e do Nuptse (7855m) e dos seus imensos glaciares.
Dia 11:  Trek Lobuche - Dzong La (4593m).
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Neste dia sairemos de Lobuche, acompanhando as vistas  do glaciar do Vale do Khumbu, emoldurado pelos gigantes Lhotse (8501m) e Nuptse (7861m) a Nordeste. Rumaremos através de um trilho que sobe gradualmente mas que pode ser escorregadio caso haja neve e chuva. Atravessaremos um belo lago glaciar antes de descermos um pouco até à base do colo Cho la, nas imediações de Dzong La.
   
Ficaremos alojados num lodge situado no colo de Dzong La, um local de enorme beleza na base do pico Lobuche Oeste (5145m). Tempo livre.
 
5 horas (aprox).
Dia 12:  Trek Dzong La - Cho La ( 5400m) - Gokyo (4800m).
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Um dos grandes dias deste trekking.  A passagem do colo Cho la ( 5400m) e a travessia do glaciar de Ngozumba.
 
Hoje as vistas são magníficas. Deixamos a região glaciar do Everest e entramos na do Cho Oyu, uma montanha com  8201m e a sexta mais alta da Terra.
Saindo de Dzong La, teremos uma subida escarpada até à base do glaciar do colo Cho La.  A partir deste ponto o trilho está coberto de neve e todas as atenções são necessárias em termos de segurança, no entanto as vistas do Colo Cho La são lindíssimas e as bandeiras de oração festejam na nossa companhia a chegada ao ponto mais alto deste trekking.  
Iniciamos a descida pelo outro lado do colo, novamente toda a atenção é necessária pois o trilho é escorregadio e íngreme. Vale a pena parar para contemplar as vistas para o vale de Gokyo que se perdem numa sucessão de montanhas, lagos e vales glaciares de enorme beleza.   
O trilho serpenteia por moreias glaciares e grandes blocos de pedras até Tangnag (4800m), um pequeno povoado Sherpa situado junto ao glaciar de Gokyo ou de Ngozumba.  Dzong La - Tangnag (6 -7 horas)
 
A marcha prossegue desde Tangnag, através da moreia glaciar passando por lagos gelados, por vezes habitados por patos Siberianos, até à pequena aldeia de Gokyo (2 horas). Chegada e tempo livre.   
 
 
 
 
Dia 13:  Trek Gokyo (4800m) - Gokyo ri (5357m) - Gokyo - Dole (4048m).
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Hoje acordaremos muito cedo para ascendermos à montanha de Gokyo Ri (5357m), uma ascensão fácil e facultativa de ida e volta, de cerca de 2horas.
No topo as vistas são impressionantes e inesquecíveis. Provavelmente a vista mais abrangente para algumas das montanhas no Nepal, incluindo montanhas com 8 mil metros.
Poderemos vislumbrar o Cho Oyu (8153 m) onde o alpinista Hillary não conseguiu fazer cume quando da sua preparação para ascender o Everest;  a montanha Gyangchung Kang (7922 m), o Lhotse (8501 m), o Makalu (8475 m), o Cholatse (6440 m), o Taweche (6542 m), o Kantega (6685 m), o Thamserku (6808 m),o Lobuche (6145 m) e o Everest (8848 m).
 
Descida até ao lodge, situado em Gokyo.  
Desde Gokyo, Iniciamos a marcha por paredes de rocha e vistas incríveis do glaciar. Passaremos por uma ponte de madeira através do vale, sempre com a companhia de lagos glaciares de cores verde-esmeralda e azul turquesa, os dos lagos chama-se Dudh Pokhari e reflete nas suas águas a face branca do Cho Oyu.
Passagem pelo antigo acampamento de Pangka (4548m), abandonado devido a uma avalanche em 1995.
 
A paisagem muda constantemente neste dia. Desde as montanhas com os seus verticais penhascos e com os trilhos ingremes às terras de pasto em altitude para os yaks, a caminhada faz-se devagar, ao ritmo da paisagem. Chegamos a Machermo ( 2 horas aprox.) situada num lugar idílico com vistas tremendas para anfiteatros de rocha esculpida pela erosão.
Além disso, segundo a lenda, foi neste local que mais vezes foi «avistado» o famoso Yeti, ou o abominável homem das Neves! Por vezes, ouvem-se estranhos sons trazidos pelo vento…  
Após uma paragem, seguimos para Dole (cerca de 2horas), que foi em tempos um «Yak Kharka», ou local de pasto para Yaks, mas modificou-se com o advento do trekking e vários lodges foram erguidos. Hoje em dia é um povoamento inteiramente destinado a albergar trekkers e montanhistas. As vistas para Sul desde Dole revelam as montanhas de Kangtega e Thamserku, enquanto a Norte, o gigante Cho Oyu.
 
Dia 14:  Trek Dole - Namche Bazaar ( 3446m).
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Desde Dole, atravessaremos uma magnífica floresta de rododendros, continuamos a descer até Phortse Tenga ( 3643m) e ligeira subida até Mong (3973m), a aldeia natal do Lama Sange Dorje, o primeiro Budista do Vale do Khumbu. Este local também conhecido como «Hill Top» tem uma vista especial do Amadablam, Lhotse e Evereste.
Continuação até Namche Bazaar (3446m), a capital do País Sherpa  com fantásticas vistas para o Ama Dablan.
Dia com cerca de 5 horas de caminhada.
 
 
Dia 15:  Trek Namche - Lukla.
Alojamento: Lodge
Refeições: P - A - J     mais...
Aqui com a vantagem da aclimatação poderemos realizar duas etapas num só dia. Será um dia quente, de maneira que teremos de prever roupa mais fresca para esta etapa e mais bebidas para esta etapa. Aprox. 5h. Chegada e noite em Lukla. Tempo livre.
Dia 16:  Voo Lukla - kathmandu.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Voo para Kathmandu, transporte para o hotel, tarde livre.
Dia 17:  Kathmandu - visita guiada.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Visita guiada em Kathmandu e vale (Baktapur).
Este dia serve também como segurança para o caso do mau tempo atrasar os voos de Lukla.
Dia 18:  Voo Kathmandu - cidade de origem.
Refeições: P     mais...
Transporte para o aeroporto e voo com destino à cidade de origem, com escalas intermédias e noite em voo.
Dia 19:  Chegada à cidade origem.
     mais...
Chegada e fim dos serviços da Papa-Léguas.
Veja mais
  e partilhe

Testemunhos

 
Rodrigo A  
- 06/06/2016 18:45:50
  Trekking do Evereste com o João Garcia

Obrigado à Papa-Léguas por esta fantastica Viagem, especialmente ao Luis que teve um papel crucial na preparação da mesma e ao João Garcia que como sempre enriqueceu cada momento desta nossa experiência unica.

Mais...
 
O seu nome *:
O seu e-mail *:
O nome do seu amigo*:
O e-mail do seu amigo*:

* campo obrigatorio