RECEBA AS NOSSAS NEWSLETTERS

Geral

Fotografia

Trekking e montanha

Aventura

tel: +351 218 452 689
geral@papa-leguas.com

ENCONTRE A SUA VIAGEM

...apenas viagens novas

por palavra-chave

pesquisa avançada »

QUANDO E ONDE

| viagens | actividades |

consulte o nosso calendário geral:

Home » Aventura » África » Equador » Equador - Andes & Galápagos


Equador - Andes & Galápagos

Aventura, Natureza. 13 dias de viagem. 5 dias de caminhada. 2 dias de bicicleta. 1 de de rafting. 1 dia de caiaque de mar nas Ilhas Galápagos.

Itinerário detalhado - Legenda (P: Pequeno almoço A: Almoço J: Jantar)

Dia 1:  Voo da cidade de origem para Quito.
Alojamento: Hotel
     mais...
Voo cidade de origem para Quito, com escalas intermédias. Chegada, transporte para o hotel, check-in e tempo livre.
Dia 2:  Quito - trekking no Lago Cuicocha - Mercado de Otavalo.
Alojamento: Fazenda
Refeições: P - A - J     mais...
Partida desde o hotel de Quito para a região norte de Imbabura, conhecida pelos seus belos lagos.
Depois de 2 horas em veículo privado chegaremos a Cuicocha, um lago situado numa cratera nas encostas do vulcão Cotacachi. O lago é ladeado por belas e altas encostas e o seu nome - Cuicocha - deriva do nome do ratinho da Guiné porque as pequenas ilhas,que se encontram no lago, têm uma forma muito parecida com este pequeno roedor, muito apreciado em termos gastronómicos nos Andes.   
 
A caminhada que iremos fazer combina paisagens de vegetação rala de montanha ou cervunal com regiões cobertas de floresta tropical onde abundam espécies como a Pumamaqui, Quishuar, chilca, bromarea, fushia, calcelaria, todas estas árvores são características dos Andes e muitíssimo interessantes pois também albergam sobre o seu coberto, uma grande variedade de espécies animais, entre mamíferos, marsupiais e uma grande panóplia de aves, culminando no mítico condor.
Com efeito, esta caminhada também é conhecida como o «Orchid trail» devido à quantidade de orquídeas que encontraremos.
As vistas durante o itinerário serão lindíssimas, com os cones dos vulcões Mojanda e Imbambura a aparecerem entre a neblina que de quando em quando cobre o azul do céu.
  
Da parte da tarde, iremos visitar a povoação de Cotacachi, famosa pelo seu mercado de couros. Ainda visitaremos o conhecido mercado indígena de Otavalo, sem dúvida, um dos mais importantes bazares indígenas do Equador e da América Sul, onde poderá encontrar variadíssimos artefatos, como roupas, tapetes, joias, cerâmicas, peças em madeira, entre outros objetos de artesanato local.  Este mercado é considerado uma dos mais emblemáticos da América do Sul.
Iremos almoçar num restaurante local de Otavalo e da parte da tarde, seguir para o nosso alojamento, uma fazenda com muito charme.  
Dia 3:  Caminhada Reserva Ecológica de Cayambe Coca - Tena.
Alojamento: Fazenda
Refeições: P - A - J     mais...
Hoje acordaremos cedo. Após o pequeno-almoço, iremos em veículo através de uma paisagem belíssima até ao local onde iniciaremos a caminhada de cerca de 2 horas na região da Reserva Ecológica de Cayambe Coca, sitauda na região de interação entre o Atlântico e Pacífico. A reserva é composta por uma paisagem montanhosa coberta por floresta tropical e repleta de espécies endémicas da região. Será um "must" explorar a pé os seus trilhos através da floresta.
No final da caminhada, teremos direito a uma recompensa, ou seja, iremos para as termas de Papallacta, para relaxar nas suas águas quentes com cerca de nove diferentes piscinas termais, algumas com fabulosas vistas e onde a temperatura das águas varia entre 36 e 40 graus C!
Após um saboroso almoço iremos até à pequena cidade amazónica de Tena para desfrutarmos de um fim de tarde num ambiente de floresta tropical.
Tempo livre e jantar incluído.
 
 
  
 
 
 
Dia 4:  Rafting no rio Jatunyacu.
Alojamento: Turismo rural
Refeições: P - A - J     mais...
Depois do pequeno-almoço iremos para o Parque Nacional de Llanganates que se localiza entre os altos Andes e a bacia do Amazonas, uma região considerada reserva da Biosfera pela Unesco e um dos locais mais aprazíveis para a prática de rafting.
Iniciamos a exploração com uma pequena caminhada através da floresta tropical onde uma atmosfera de grande beleza natural leva-nos a pequenos lagos e quedas de água cristalinas.
Após um pequeno briefing, iremos descer o rio Jatunyacu através das suas águas cristalinas que desembocam em comunidades de indígenas que vivem nas suas margens em pequenas casas de bambu e madeira. O rafting é de nível III - III+    
 
 
 
 
 
 
 
Dia 5:  Banõs e Parque Nacional de Llanganates.
Alojamento: Fazenda
Refeições: P - A - J     mais...
Após o pequeno-almoço e iremos de veículo até ao interior do Parque Nacional de Llanganates, gradualmente, iremos ganhar altitude até ao local onde as vistas para o Vulcão Tungurahua (o vulcão mais ativo do Equador) serão impressionantes… Com efeito, a rota é bastante cénica e certamente teremos uma experiência inesquecível ao contornarmos profundos desfiladeiros à medida que nos embrenhamos em florestas tropicais rodeadas de altas muralhas de pedra.  
Por fim, chegaremos à colorida povoação de Banõs, conhecida pelas suas nascentes de água quente e pelas suas peculiares paisagens.
Almoço em Banõs.
Da parte da tarde, iremos conhecer a partir de um teleférico, os espetaculares desfiladeiros da região, como os muito conhecidos «Pailon del Diablo»  (http://www.amazingplacesonearth.com/pailon-del-diablo-banos-ecuador/) e «Manto de la Novia».
 
 
 
 
 
 
  
Dia 6:  Caminhada e Btt no Vulcão Cotopaxi - Quito.
Alojamento: Hotel
Refeições: P - A     mais...
Depois do pequeno-almoço, iremos de veículo para a base do Vulcão Cotopaxi, onde a nossa aventura de hoje se inicia.
Caminharemos através de ruínas pré-Incas enquadradas por planaltos pintados pela vegetação da montanha Andina - sempre com fabulosas vistas para os cumes de vários vulcões.
A partir de um determinado local, iremos de bicicleta todo-o-terreno (BTT) num trilho fácil mas lindíssimo através das encostas do vulcão Cotopaxi, passando pelo lago glaciar de Limpiopungo, caracterizado pelos seus reflexos azulados. Antes de regressarmos a Quito, faremos uma breve paragem no centro interpretação de natureza do vulcão Cotopaxi.
Regresso e chegada a Quito e transporte para o hotel. Tempo livre para se desfrutar a cidade e a sua vida noturna.   
 
 
 
 
 
Dia 7:  Voo para as Galápagos e caminhada e apneia na Ilha San Cristobal.
Alojamento: Hotel
Refeições: A - J     mais...
Pequeno-almoço e ida para o aeroporto, para embarcarmos no voo desde Quito até à Ilha San Cristobal, Arquipélago das Galápagos.
 
Uma vez nas Galápagos, seremos recebidos no aeroporto e iremos almoçar a um restaurante local. Depois do almoço, a nossa aventura começa com uma caminhada até ao Centro de Interpretação de San Cristóbal, onde ouviremos algumas explicações sobre atividade vulcânica, história natural e evolução nas Galápagos. Continuaremos a nossa caminhada até Frigate Hill ao longo de trilhos de rocha de lava com esplêndidas vistas de costa e Puerto Baquerizo Moreno, enquanto exploramos a floresta seca e observamos cacti, acácia, pau santo, algodão das Galápagos, e outra vegetação. Este é também um bom momento para apreciarmos o nosso primeiro encontro com a vida selvagem local, uma vez que Frigate Hill é muitas vezes visitada pelas espécies das Galápagos tais como as magnificas fragatas, os gansos patolas de patas azuis, pelicanos castanhos, gaivotas, garças reais, tentilhões e outras numerosas aves. No caminho de regresso poderemos parar para um mergulho refrescante na Praia de Carola ou Mann. Ao final do dia, exploramos a cidade e jantamos num restaurante junto ao mar. Acomodações num hotel de primeira na Ilha San Cristobal.
 
 
 
 
Dia 8:  Caiaque de mar na Praia Ochoa (Ilha Lobos) e mergulho em apneia em Leon Dormido.
Alojamento: Hotel
Refeições: P - A - J     mais...
Acomodamo-nos nos nossos caiaques de mar e passaremos a manhã remando ao longo da costa, em direção norte explorando baias e angras cheias de vida selvagem local - incluindo a Baia de Darwin, o primeiro local onde atracou o HMS Beagle. A nossa rota é casa de colónias de leões-marinhos, tartarugas marinhas, gansos patolas de patas azuis e fragatas. Uma vez chegados à Praia Ochoa, continuamos para a Ilha Lobos procurando iguanas marinhas e leões-marinhos, nadando com eles para apreciar um dos melhores encontros com leões-marinhos em todo o arquipélago. Continuamos para Leon Dormido, o que resta de um antigo cone vulcânico cujos flancos servem de casa a milhares de aves marinhas. Em Leon Dormido há excelentes condições para snorkelling; para mergulhadores certificados é também um dos melhores locais de mergulho das ilhas. Há boas hipóteses de observar tubarões das Galápagos, raias douradas, assim como dezenas de espécies de peixes tropicais, moluscos, estrelas-do-mar e invertebrados marinhos. Se tivermos sorte, poderemos ver tubarões martelo e tubarões de ponta branca.
À tarde, regressamos ao nosso hotel para mais um jantar juntos e a nossa última noite na Ilha San Cristobal.
 
Dia 9:  Voo para Isabela, Passeio de Btt em Tintoreras e descoberta das praias.
Alojamento: Hotel
Refeições: P - A - J     mais...
Depois do pequeno-almoço, iremos num pequeno avião privado desde San Cristobal até à Ilha Isabela. Isabela é a maior ilha do arquipélago, formada por 5 vulcões: Alcedo, Cerro Azul, Darwin, Sierra Negra, e Wolf. Todos estes vulcões (exceto um) permanecem ativos, fazendo da ilha um dos locais do mundo com maior atividade vulcânica.
 
Faremos um passeio de Btt para visitar «El muro de las lagrimas», a ilha de Isabela foi em tempos uma colónia penal e esse muro foi construído pelos prisioneiros, sem qualquer propósito, a não ser para estarem ocupados… Continuamos o passeio de Btt ao longo de praias de areia branca, mangais, lagoas oceânicas e tubos de lava.
Exploramos a baia em busca do pinguim endémico das Galápagos, e seguiremos um trilho ao longo de linha de costa para apreciar as magnifica formações de lava e observar uma grande colónia de leões-marinhos. Passaremos por mangais e lagoas salgadas que são habitat do tentilhão dos mangais, endémico desta ilha. Poderemos também observar ostraceiros americanos, garças-reais, flamingos e muitas outras aves de costa. À tarde, relaxaremos em praias exóticas de areia branca.
O final do dia será passado no tranquilo porto de Villamil.
 
 
Dia 10:  Caminhada no vulcão da Ilha Isabela.
Alojamento: Hotel
Refeições: P - A - J     mais...
Desde Porto Villamil, iremos até às terras altas da Ilha Isabela para realizarmos um passeio à descoberta da atividade vulcânica da ilha, aproveitando as fantásticas vistas que usufruiremos desde estes trilhos rodeados por formações geológicas que parecem de outros mundos.
 
O terreno é irregular até chegarmos ao sopé do vulcão Sierra Negra. Sierra Negra é um vulcão ativo que teve a sua última erupção em Outubro de 2005, e tem a segunda maior caldeira do mundo. Caminharemos à volta da cratera, de onde teremos uma fantástica visão da caldeira cheia de lava de 9x8 km, os outros vulcões de Isabela e o Perry Isthmus atrás. Desde aqui, caminharemos até ao Vulcão Chico, com as suas fumarolas e formações de lava, exemplos dos acontecimentos geológicos que formaram as Ilhas Galápagos através dos tempos. Ao final do dia, regressamos a Puerto Villamil para a nossa última noite nas «Ilhas Encantadas».
 
Dia 11:  Voo da Ilha Isabela para a liha de Baltra e regresso a Quito.
Alojamento: Hotel
Refeições: P     mais...
Ida de barco de Isabela até à Ilha de Baltra, onde apanharemos o voo de regresso ao continente. Chegada e assistência no aeroporto, visita à Linha do Equador e city tour no centro histórico de Quito (cerca de 4 horas e meia de duração), ida para o hotel e check-in. Tempo livre.
 
 
Dia 12:  Voo Quito - cidade de origem.
Refeições: P     mais...
À hora marcada transporte para o aeroporto e início do voo em direcção à cidade de origem.
Dia 13:  Chegada à cidade de origem.
     mais...
Chegada à cidade de origem e fim dos serviços da Papa-Léguas.
Veja mais
  e partilhe

Testemunhos

 
Sílvia M  
- 26/10/2012 12:52:16
  Equador - Andes & Galápagos

Foi uma experiência muito interessante, principalmente porque, apesar de ser um
país relativamento pequeno em dimensão, tem uma diversidade imensa de paisagens
e vivências culturais.
As ilhas Galápagos são um autêntico paraíso de fauna e flora.
A viagem correu muito bem. Tudo se passou tal como planeado. As actividades
foram muito divertidas, especialmente o rafting e o snorkeling.

Mais...

 
Descubra um país maravilhoso, repleto de paisagens extraordinárias e de gentes acolhedoras.  
O seu nome *:
O seu e-mail *:
O nome do seu amigo*:
O e-mail do seu amigo*:

* campo obrigatorio