RECEBA AS NOSSAS NEWSLETTERS

Geral

Fotografia

Trekking e montanha

Aventura

tel: +351 218 452 689
geral@papa-leguas.com

ENCONTRE A SUA VIAGEM

...apenas viagens novas

por palavra-chave

pesquisa avançada »

QUANDO E ONDE

| viagens | actividades |

consulte o nosso calendário geral:

home » acerca das actividades »


acerca das actividades


Actividades

Na Papa-Léguas encontrará um conjunto de actividades que seguramente preencherão os seus fins-de-semana de forma saudável e inesquecível.

O nosso leque de oferta distribui-se por 3 eixos fundamentais – Passeios pedestres ou multi-actividades de um dia; Passeios pedestres ou multi-actividades de um fim-de-semana e workshops e cursos.

   Ver Condições Gerais

Caminhadas São marchas desenhadas para bons caminhantes, de preferência em boa forma física. Os percursos podem desenrolar-se em zonas com fortes declives, por trilhos em mau estado ou inexistentes. Os tempos de marcha podem chegar às 10 horas. Podem ser diurnas ou nocturnas. Por vezes, as caminhadas têm dois ou três dias em regime de autonomia. Neste caso, envolve o transporte de todo o equipamento com o participante. Muitas vezes as pernoitas são feitas em bivaque (noite ao relento ou com apoio de uma pequena tenda).

Empresas & grupos fechados Estas actividades são especialmente pensadas para um grupo onde todos os elementos já se conhecem, ou têm algo em comum – grupos de amigos, de empresas, etc. Na sua maioria as actividades têm uma exigência física baixa e permitem uma interacção entre todos os participantes.

Escrita Na Papa-Léguas as viagens têm uma dimensão pluridisciplinar (várias temáticas), por isso, achamos que viajar e escrever se complementam muito bem. Para melhorar as técnicas de escrita dos nossos viajantes desenvolvemos workshops de escrita de viagem que decorrem em formato de fim-de-semana ou em horário pós-laboral uma vez por semana.

Fotografia Na área da fotografia propomos cursos e workshops para fazer dos nossos viajantes melhores fotógrafos. Cursos de iniciação, fotografia de natureza e viagens e edição de imagens são as áreas onde oferecemos formação.

Fins de semana Estas são as actividades mais apetecíveis. Juntam caminhadas ou actividades de fotografia com um alojamento muito confortável e a gastronomia dos locais visitados. Normalmente incluem duas noites de alojamento, o jantar de Sábado e dois almoços piquenique. As caminhadas são acessíveis à maioria das pessoas e decorrem em locais de grande beleza ou de particular interesse histórico e patrimonial.

Multi-sport São actividades que têm uma componente de caminhada que se complementa com pelo menos uma outra que poderá ser canoagem, bicicleta, orientação, etc. Pode desenvolver-se em um ou dois dias.

Passeios nocturnos Como o nome indica, são efectuados à noite. São típicos passeios de Primavera-Verão. Os dias são quentes e as noites amenas, com os aromas da natureza a manifestarem todo o seu esplendor sob um fantástico céu estrelado ou sob a presença da Lua. São passeios fáceis, acessíveis a todos, e normalmente começam com o pôr-do-sol e terminam às primeiras horas da madrugada.

Passeios pedestres Nestes passeios conhecerá algumas das mais belas paisagens do nosso país. São na sua generalidade passeios fáceis e acessíveis a todos. Sempre por trilhos ou estradões. Nunca ultrapassam as 7 horas de actividade incluindo as paragens. Durante o percurso o guia fará o enquadramento histórico e cientifico da área onde o passeio se desenrola. Muitos destes passeios são complementados por visitas a museus ou locais de interesse particular.

Premium Esta oferta leva a nossa noção de fim-de-semana ao extremo do relaxe, conforto e luxo. Junta caminhadas, actividades de fotografia ou de escrita com boa gastronomia e alojamentos de topo. Escolhemos unidades hoteleiras de 4* e 5* que sejam elas próprias uma mais valia, quer pelos serviços que disponibilizam, quer pelo local onde se localizam. Imperdíveis estes fins de semana.

dificuldade
conforto
seguro
treinos
equipamento

dificuldade

As actividades da Papa-Léguas estão classificadas com quatro graus de dificuldade de acordo com a exigência física que é requerida a cada participante. Correspondem a quatro cores diferentes que vão do verde - menor esforço físico - ao vermelho que representa o esforço mais extremo que as nossas actividades podem encerrar.

Estes níveis, foram estabelecidos de acordo com vários critérios, tais como a média de horas de marcha (ou outra actividade física) a efectuar, o tipo de piso onde decorre a actividade, o desnível acumulado, etc.

Verde: Marchas (ou outra actividade física) de iniciação para pessoas que não fazem qualquer exercício. Percurso curto e pouco declivoso.
Amarelo: Marchas (ou outra actividade física) para pessoas em forma física normal e/ou que pratiquem exercício físico mínimo com regularidade. Poderá encontrar percursos algo longos e já com algum declive.
Laranja: Marchas longas (ou outra actividade física) para pessoas em boa forma física e habituadas a superarem desníveis pronunciados. Por vezes passagem por áreas sem trilho definido.
Vermelho: Marchas (ou outra actividade física) adaptadas a montanhistas com resistência e habituação. Marchas muito longas, com grandes desníveis, com caminhos difíceis e por vezes, inexistentes. Pode exigir equipamentos adequados de progressão.
  NOTA: A maioria das actividades que a Papa-Léguas desenvolve baseiam-se na caminhada. No entanto ao referirmos «outra actividade fisica» queremos dizer que poderá encontrar também actividades de caiaque ou bicicleta.

ver todas as actividades  

conforto

O conforto durante as actividades de fim de semana, varia em função do local de pernoita. Desta forma classificamos do seguinte modo…

Verde: Alojamento em hotéis de 4 e 5* ou em hoteis de charme e Boutique Hotels em quarto duplo com casa de banho privativa.
Amarelo: Alojamento em hotéis de classe turistica, em quarto duplo com casa de banho privativa.
Laranja: Alojamento em pensão e refúgio ou bivaque em pelo menos um dos dias da actividade. Casas de banho partilhadas em pelo menos um dos dias da actividade.
Vermelho: Alojamento em bivaque, tendas ou refúgios. Possibilidade de dormir em camaratas. Casas de banho partilhas, ou inexistência delas.

ver todas as actividades  

seguro

O seguro de actividades comercializado pela Papa-Léguas é um produto da companhia de seguros Fidelidade Mundial

Todas* as actividades da PAPA-LÉGUAS estão cobertos pela apólice nº AG62929413.

O seguro incluído em todas as actividades PAPA-LÉGUAS inclui os seguintes montantes:
Morte ou Invalidez Permanente por Acidente: 21.606,00 €
Despesas de tratamento, Transporte sanitário e repatriamento por acidente: 3.781,00€

Veja toda a informação relevante do seu seguro neste documento (clique aqui)

ver todas as actividades  

treinos

Um dos pilares de uma vida saudável é a prática regular de actividade física. As caminhadas são um excelente meio de praticar actividade física, no entanto, não são a única. Quanto melhor for a sua forma física, mais desfrutará das suas actividades, sejam elas passeios de um dia, de fim-de-semana ou viagens que envolvam vários dias de caminhadas.

Aquilo que passamos a sugerir são apenas exemplos do que pode fazer para melhorar a sua forma física, aproveitando assim muito mais do que a vida tem para lhe oferecer. Note, no entanto, que cada caso é um caso, e em consciência cada um deve decidir o que fazer. Se tem dúvidas, consulte o seu médico para ter noção do seu estado de saúde actual e em conjunto com ele desenhe um plano, tendo em vista os seus objectivos.

Apresentamos aqui o plano de treinos sugerido pela associação ADESNIVEL (Associação de Desportos de aventura Desnível) que nos parece muito completo e adequado à maioria das nossas actividades e viagens. Note que a participação nas nossas caminhadas pode ser encarado como uma forma de treino para viagens maiores.

 Descarregue o programa de treinos clicando aqui

Nota importante: antes de iniciar o programa de treinos deve consultar o seu médico assistente, para que este possa aferir se os treinos que sugerimos se adequam à sua idade e às suas condições de saúde.

ver todas as actividades  

equipamento

O equipamento é fundamental para que a sua viagem seja confortável. Deve olha-lo como um investimento e, nitidamente há itens em que não convém poupar dinheiro. Aquilo que aqui apresentamos é uma lista elaborada para uma viagem típica que envolva caminhadas, alojamentos em tendas ou refúgios. Esta lista pode pecar por excesso. Quando se inscrever na sua viagem, receberá uma lista específica do que precisará.


Cabeça:
  • Chapéu de sol.
  • Gorro (em caminhadas Outono-Invernais).
  • Óculos de Sol.
Tronco:
  • Primeira camada térmica.
  • Forro polar 100 ou 200 ou equivalente (em caminhadas Outono-Invernais).
  • Impermeável leve e/ou corta-vento.
Mãos:
  • Luvas de primeira camada (em caminhadas Outono-Invernais).
  • Bastões (facultativo).
Pernas:
  • Calças de trekking ou calções.
  • Calças leves impermeáveis (em caminhadas Outono-Invernais).
  • Polainas (em caminhadas com mau piso ou fora de trilho).
Pés:
  • Botas de caminhada.
  • Meias técnicas de caminhada.
  • Atacadores suplentes.
Generalista
  • Saco – cama resistente ao frio. Temperatura de conforto -5 a 0 graus. (para travessias em autonomia).
  • 1 manta de sobrevivência (optativo).
  • Toalha sintética de trekking - pack towel (para travessias em autonomia).
  • Sabonete de mãos anti-bacteriano (para travessias em autonomia).
  • Mochila de trekking de cerca de 30 Litros.
  • Cantil com capacidade para 1,5 L ou dois de 0,75 L.
  • Lanterna frontal e pilhas alcalinas de substituição (para as caminhadas nocturnas e travessias em autonomia).
  • Navalha multiusos.
  • Kit básico de primeiros-socorros.
  • Máquina fotográfica.
onde comprar equipamento?  
ver todas as actividades